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sexta-feira, 4 de março de 2011

Luciano Ducci apresenta a entidades de classe 1ª etapa do metrô, da CIC-Sul ao Centro


O prefeito Luciano Ducci apresentou nesta quarta-feira (2) os detalhes do projeto da primeira etapa do metrô de Curitiba e adiantou que a proposta será inscrita no Ministério das Cidades até 3 de abril. "Tivemos várias conversas e articulações políticas. Acredito que tudo está bem encaminhado. O diferencial de Curitiba para outras cidades é que temos um projeto pronto e viável", disse Ducci.
O prefeito apresentou o projeto a lideranças do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon), da Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação do Comércio do Paraná (Fecomercio), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea), do Sindicato da Habitação e dos Condomínios do Paraná (Secovi) e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).
"A cidade tem experiência na administração do transporte público. Na minha opinião, Curitiba é uma das favoritas a ter o projeto do metrô aprovado em Brasília", completou Ducci no encontro com os representantes classistas.
O prefeito explicou que o projeto básico da Linha Azul está pronto. Sua extensão é de 14,2 quilômetros entre o CIC-Sul, próximo ao Ceasa, até a Rua das Flores, próximo ao Paço Municipal, no Centro. Serão 13 estações nesta primeira etapa. Nesta primeira etapa o projeto está orçado em R$ 2,25 bilhões e vai concorrer aos recursos do PAC da Mobilidade Urbana do governo federal.
Apoios -  O presidente do Sistema Fecomercio, Darci Piana, disse que o metrô irá humanizar o transporte da cidade. "É uma  real possibilidade de organizar o trânsito, oferecer ainda mais qualidade e rapidez. Será uma transformação para permitir a reurbanização da cidade. Estamos à disposição para ajudar no sentido de reorganizar o comércio nos locais necessários", disse ele.
Para o gerente de Fomento e Desenvolvimento do Sistema Fiep, Gustavo Fanaya, o metrô tornará a cidade mais competitiva para atrair novos investimentos no setor industrial. "Precisamos identificar quais são os produtos e serviços necessários em um projeto como esse e, assim, ficarmos aptos e capacitados para nos tornarmos fornecedores. Essa é uma grande oportunidade para a indústria local e para o desenvolvimento econômico como um todo, não podemos perder de vista um projeto dessa dimensão, que deverá crescer ao longo dos anos", afirmou Fanaya.
Mobilidade - O projeto do metrô de Curitiba será inscrito no PAC da Mobilidade Grandes Cidades. O programa terá R$ 18 bilhões - R$ 6 bilhões da União e R$12 bilhões em financiamentos - para ampliar a capacidade de locomoção e melhorar a infraestrutura do transporte público no país.
A capital paranaense se enquadra no grupo “MOB 1” - formado por capitais de regiões metropolitanas com mais de três milhões de habitantes e corresponde a 31% da população brasileira. Além de Curitiba, no grupo estão Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza e Salvador. O resultado da seleção será divulgado no dia 12 de junho.
Audiências -No encontro com as lideranças, o prefeito explicou ainda que Curitiba está dentro do prazo para a apresentação do projeto em Brasília. No próximo dia 15 será realizada a audiência pública do licenciamento ambientalda obra de implantação da Linha Azul.
A audiência, referente ao Estudo de Impacto Ambiental e ao Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), está marcada para as 19 horas, no auditório do Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação, na Rua Doutor Faivre, 398.
Luciano Ducci disse que se Curitiba tiver aprovado o projeto da primeira fase do metrô em Brasília, os recursos para a obra devem ser empenhados no início do próximo ano e as obras começam já durante 2012.
"Estamos priorizando o eixo sul para implantação do metrô nesta primeira etapa porque é o eixo por onde circulam mais passageiros no transporte coletivo", disse o presidente do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), Cléver de Almeida.
Diariamente são transportados 260 mil passageiros pelo eixo sul em ônibus. O metrô vai fazer parte da rede integrada de transporte e terá a mesma tarifa cobrada nos ônibus.
A velocidade máxima será de 80 km/h e o tempo da viagem entre o CIC-Sul e o Centro da cidade cairá pela metade com o metrô. A frota será composta por 18 trens e cada composição terá cinco carros. A capacidade de cada trem é para 1.450 passageiros.
Outras etapas - Após a conclusão da Linha Azul, que deverá acontecer entre 2015 e 2016, serão feitas as outras etapas do metrô. O custo do projeto inteiro é de R$ 3,25 bilhões. Serão 21 estações em 22 quilômetros de extensão (3 km em via elevada e 19 km subterrâneos).
O metrô irá até o Terminal do Santa Cândida quando estiver completo. Das 21 estações, uma será elevada, seis rasas e 14 profundas. O projeto prevê ciclovias, calçadas, arborização, equipamentos de playground, quiosques comerciais e áreas de convivência no trajeto por onde o metrô passar. Os vereadores João Cláudio Derosso, presidente da Câmara Municipal, João do Suco, líder do governo, e Jair Cézar também participaram da reunião.
Metrô de Curitiba em números
Extensão: terá 22 km (3 Km em via elevada e 19 Km subterrâneos)
Ligação: do Terminal CIC Sul ao Terminal Santa Cândida
Estações: 21 estações, espaçadas em média a uma distância de 1 quilômetro
Itinerário: A partir da BR, será sob a Rua André Ferreira Barbosa, numa extensão de 2Km até a Av. Winston Churchill, e por ela, sob a canaleta do ônibus expresso, até o Terminal Capão Raso; sempre sob a via, seguirá pela Av. República Argentina e Av. Sete de Setembro, até a Praça Eufrásio Correia. A partir da Praça, seguirá pela Rua Barão do Rio Branco e Riachuelo até a Av. João Gualberto e Av. Paraná, até o Terminal Santa Cândida.
Investimentos: Total: R 3,25 bilhões
Primeira fase - R$ 2,25 bilhões (do Pinheirinho a Rua das Flores / 13 estações, 14,2 Km).

Estações e terminais
1. Estação CIC Sul -Terminal CIC Sul
2. Estação Pinheirinho - Terminal Pinheirinho
3. Estação Santa Regina
4. Estação Capão Raso - Terminal Capão Raso
5. Estação Hospital do Trabalhador
6. Estação Portão
7. Estação Morretes
8. Estação Santa Catarina
9. Estação Água Verde
10. Estação Bento Viana
11. Estação Osvaldo Cruz
12. Estação Eufrásio Correia
13. Estação Rua das Flores
14. Estação Passeio Público
15. Estação Alto da Glória
16. Estação Juvevê
17. Estação Cabral - Terminal Cabral
18. Estação Holanda
29. Estação Boa Vista - Terminal Boa Vista
20. Estação Cidadania
21. Estação Santa Cândida - Terminal Santa Cândida

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