Padre Reginaldo Manzotti
Sou fã no TopTVZ  »
troféu toptvz

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Vazamento de óleo contamina rio na região de Curitiba

Cerca de 2.000 litros de óleo vazaram ontem de madrugada da empresa Lwart, produtora de lubrificantes, e atingiram o rio Atuba em Colombo (PR), na região metropolitana de Curitiba.

O acidente ocorreu por volta das 2h da manhã durante uma forte chuva de verão, enquanto a Defesa Civil Estadual do Paraná fazia uma vistoria no local para garantir que o rio não transbordasse.

"Eles estavam conferindo a altura da água quando sentiram um cheiro forte de óleo e descobriram o vazamento", disse José Carlos Salgado, coordenador estadual de acidentes ambientais do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

Segundo o coordenador, apesar da grande quantidade de óleo vazado, uma parte ficou retida na barreira de contenção da própria empresa. "A avaliação que fizemos é que uma pequena quantidade de óleo chegou ao rio. Além disso, como choveu bastante, o lubrificante foi espalhado e hoje a gente não verifica mais o foco do acidente", afirmou.

De acordo com ele, a empresa pode ser multada pelo vazamento. O valor seria definido conforme a magnitude do acidente e os riscos ambientais. "O rio já é bastante poluído e não contém mais peixes", disse.

A Lwart disse, em nota, que aproximadamente 300 litros do produto ficaram retidos em uma bacia de contenção, dentro de uma caixa separada. Por esse motivo, não causaram impactos.

De acordo com Defesa Civil do Estado do Paraná, o acidente não tratará prejuízos grandes para a empresa, uma vez que não resultou em danos "significativos" ao meio ambiente. O relatório com as causas do acidente será divulgado na segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário